Controle seu eixos

18-11-2010 15:27

 

Ter controle sobre os eixos é uma das premissas básicas da patinação. Tudo o que se faz em patinação depende deles. Na patinação artística esta utilização de eixos é mais evidente, tudo é subordinado a eles, os saltos, currupios, danças, enfeites... Existe inclusive uma modalidade na patinação artística dedicada aos eixos chamada Escola (ou Figuras Obrigatória), todos os grandes patinadores são obrigados a aprendê-la e a praticá-la.

Na patinação, tanto no gelo quanto de rodinhas, existem quatro eixos diferentes: o externo de frente, o externo de costas, o interno de frente e o interno de costas.

O externo de frente e o interno de costas são feitos com a perna esquerda, o externo de costas e o interno de frente são feitos com a direita.  A diferença entre o eixo interno e o externo é que no eixo externo o patinador roda forçando as rodinhas (eixo) do lado de fora do patins (do lado do dedinho do pé). Entrando neste eixo, o patinador faz uma espécie de bola, quanto menor a bola, mais rápido gira o currupio.  No interno o patinador roda forçando as rodinhas do lado de dentro do patins (do lado do dedão do pé), para pegar este eixo e formar a bolinha, ele força o dedão e o calcanhar.

Na tabela abaixo é possível observar os eixos em que cada currupio é mais comum. Os currupios são divididos em camels, sitspins e currupios de um pé. Nos currupios de um pé como o nome já diz, o patinador roda em pé, a posição de seu corpo depende do eixo em que o patins roda. No sitspin, o patinador roda praticamente sentado do chão, a posição de seu corpo também depende do eixo do currupio. No camel, o patinador roda em posição de avião.

Interno de Costas

 

Interno de Frente

 

Externo de Costas

Externo de Frente

Currupio de um pé  
Sitspin  
Camel  
Broken Ancle


 

Currupio de um pé





 

Currupio de um pé  
Sitspin  
Camel  
Lay Over
Invertido
Heel Camel
 

Currupio de um pé  
Sitspin  
Camel  
Heel Camel